sábado, 16 de abril de 2011

História do Volei...

O volei foi inventado em 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objetivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke no Massachusetts, era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball.  Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada. As equipes são divididas por uma rede que fica no centro da quadra. É necessário uma bola. O jogo começa com um dos times que devem "sacar". Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola caia no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes só era válido usar membros da cintura para cima, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é ponto do time adversário. Outra regra importante é que durante o jogo os jogadores não podem encostar na fita branca acima da rede. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola.O volei foi inventado em 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objetivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke no Massachusetts, era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball.  Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada. As equipes são divididas por uma rede que fica no centro da quadra. É necessário uma bola. O jogo começa com um dos times que devem "sacar". Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola caia no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes só era válido usar membros da cintura para cima, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é ponto do time adversário. Outra regra importante é que durante o jogo os jogadores não podem encostar na fita branca acima da rede. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola. 

REGRAS DO VOLEIBOL:
No vôlei, duas equipes, de seis jogadores cada, situam-se em uma quadra separadas por uma rede, tendo como objetivo fazer a bola bater no solo da área protegida pelo time adversário. O golpe, porém, tem de passar entre as antenas, que são duas varas flexíveis que tangenciam a faixa lateral da quadra e delimitam o espaço aéreo em que a bola pode passar para o outro lado.

Além disso, há uma diferença entre os jogadores de ataque e defesa. Na marcação da quadra está delimitada uma área de 3 m para cada lado da rede, que simboliza o espaço em que é permitido atacar (cortar) para o lado adversário. Os jogadores de ataque podem bater na bola a qualquer altura, em qualquer parte da quadra. Já os atletas de defesa podem golpear acima da altura da rede apenas atrás da linha de ataque. Dentro dessa área, os defensores só podem “passar” a bola para o outro lado.
A partida começa com um saque, que consiste em um golpe na bola para que ela vá para o outro lado da quadra. Feito isso, o time receptor do saque deverá repassar a bola à equipe adversária com apenas três toques, sendo que um mesmo atleta não pode fazê-lo duas vezes seguidas.

Cada vez que a bola toca o solo da quadra, o time que fez a ação ganha um ponto no marcador e o direito de sacar no começo da disputa do ponto seguinte. A equipe que marcar 25 pontos primeiro vence o set. Os vencedores têm de ganhar a disputa com pelo menos dois pontos de vantagem sobre o perdedor. Dessa forma, se a partida estiver empatada por 24 a 24, ela prosseguirá até que essa vantagem seja alcançada.
Feito isso, começa a disputa de um novo set, com as mesmas regras, até que algum dos participantes vença três sets. Em caso de empate em dois sets, será disputado um tie-break. O tie-break é, na verdade, um novo set, em que o vencedor é aquele que marcar 15 pontos primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário